VMware VCSA 6.5 – Backup Nativo

O novo VCenter Server Appliance (VCSA) 6.5 possui um recurso de backup nativo. Um recurso “pronto para uso” que faz um backup em nível de arquivo. Ele é “incorporado” dentro do próprio appliance e permite que os usuários façam backup não apenas do vCenter Server, mas também dos appliances Platform Services Controller (PSC) diretamente. VCSA com Controlador de Serviços de Plataforma (PSC) interno ou externo é suportado.

Tal recurso não depende de uma ferramenta de backup externa e em caso de recuperação primeiro é preciso implantar o VCSA do ZERO por meio da ISO de instalação escolhendo a opção de restauração. Obviamente existem algumas estratégias de backup interessantes, no entanto, não vem ao caso neste post.

O que contem o backup do VCSA??

Sistema operacional, serviços do vCenter, inventário, configuração e dados históricos (estatísticas, eventos e tarefas) no banco de dados do servidor vCenter.

No que consiste?

O backup consiste em um conjunto de arquivos que é transmitido para um dispositivo de armazenamento escolhido pelo usuário usando os protocolos SCP, HTTP (S) ou FTP (S). Esse backup suporta totalmente as instâncias do vCenter Server Appliance com instâncias integradas e externas do Platform Services Controller.

Opções adicionais?

Há também uma opção para criptografar os arquivos de backup por meio de criptografia de chave simétrica. Essa mesma senha deve ser usada para descriptografar o conjunto de backup durante um procedimento de restauração. Se a senha for perdida, não há como recuperar esses arquivos porque a senha não é armazenada com criptografia reversível.

Etapa 1 – BACKUP

Navegue até https://seuservidorvcsa:5480. Efetue login com a senha que você inseriu ao implantar a solução no post implantando VCSA.

2019-01-31_22-32-04

Depois de fazer o login, CLIQUE no botão Backup.

2019-01-31_22-36-20

Um assistente  lhe permitirá especificar onde você deseja enviar este backup. O local deve ser uma pasta vazia. Teremos algumas opções de protocolo e de criptografia.

2019-01-31_23-55-49

Um conjunto mínimo de dados necessários para restaurar o appliance será submetido a backup por padrão. Isso inclui dados como sistema operacional, serviços de VC e Inventário. Além disso, você também pode optar por fazer o backup de peças adicionais abaixo. Vamos selecionar todas as opções possíveis.

2019-01-31_23-57-35

Revise suas seleções antes de terminar o assistente.

2019-01-31_23-59-43

Progresso do backup.

2019-02-01_00-00-46

Arquivos do backup.

 

2019-02-01_00-08-50

Finalizamos o backup do vCenter, em um próximo post iremos abordar a restauração. Fiquem ligados!

CONCLUSÃO

Trabalhar com VCSA 6.5 é de certa maneira bastante cativante, visto que várias melhorias significativas foram adicionadas, o backup é uma delas.

“Autodidata é um ignorante por conta própria.”

Mario Quintana

 

2 comentários em “VMware VCSA 6.5 – Backup Nativo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.